Escola de Natação

Informações

Atualmente, a Escola Municipal de Natação tem os seus programas de atividade organizados em seis vertentes, três mais vocacionadas para o ensino e formação desportiva e as restantes para a melhoria da condição física dos praticantes.

  • ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO (2 aulas de 40 minutos 2x por semana)
    A partir dos três anos de idade, de forma lúdica, o programa visa desenvolver nas crianças as capacidades necessárias ao domínio do meio aquático. Na primeira fase de adaptação (de duração variável) os pais (mãe ou pai) acompanham os filhos no meio aquático, com o objetivo de lhes transmitir (a indispensável) confiança nas primeiras vivências de descoberta do meio.

  • APRENDIZAGEM (2 aulas de 50 minutos 2x por semana)
    Após o domínio básico do meio aquático, a segunda etapa consiste na aprendizagem dos gestos técnicos que caracterizam os quatro estilos de natação, incluindo os saltos e as viragens. Este processo desenvolve-se em vários níveis de aprendizagem, com base na idade e nível de competências dos praticantes.

  • FORMAÇÃO DESPORTIVA (varia entre 2 a 4 treinos semanais de 1 a 2h00)
    Concluídas as duas primeiras etapas do processo de aprendizagem, os nadadores podem optar entre continuar um programa sistemático de treino desportivo e prática competitiva (consultar Competição), ou transitarem para um programa de prática menos exigente de aperfeiçoamento técnico.

  • NATAÇÃO (2 aulas de 50 minutos 2x por semana)
    A vertente natação possibilita a prática orientada a praticantes de todas as idades que dominem as técnicas de natação e pretendam o aperfeiçoamento técnico ou a melhoria dos seus índices de condição física a partir desta prática.

  • HIDROGINÁSTICA (2 aulas de 50 minutos 2x por semana)
    Esta vertente de atividade consiste num programa de exercício físico que conjuga movimento, água e música. Este programa proporciona uma forma de exercício agradável, fazendo uso criativo da resistência e impulsão da água, promovendo um treino de baixo impacto, que é simultaneamente divertido e eficaz ao nível dos benefícios para a saúde que advêm da sua prática regular. Podem participar adultos e jovens de ambos os sexos.

  • NATAÇÃO LIVRE (2 horas 1x por semana)
    A Natação Livre permite a utilização da piscina numa prática não orientada (consultar Horário).

A época decorre de Outubro a Maio, com horários a definir anualmente (consultar Horários). Para além da atividade regular, o programa inclui ainda programas especiais de atividade (consultar Agenda).

A restante informação pode ser consultada no menu (inscrições, taxas de utilização, regulamento e horários).

Para mais informações contactar a Divisão Sócio Cultural da Câmara Municipal de Mora, pelo telefone 266 439 079 ou pelo e-mail desporto.cmmora@mail.telepac.pt